13 de abr. de 2013

Calhambeque (curta metragem)

Amor de Diva

No clima de 'jovens gays querem se tornar Divas e serem estrelas da noite, ao som de Madonna, Whitney Houston, Toni Brexton e shows de drags como Salete Campari', o filme conta a história de amor entre um desses jovens: Pedro (Diógenis Yrvyng).

O curta metragem usa como contribuição narrativa e pano de fundo uma noite de concurso de drag queens. Durante a participação e imagens do concurso, onde Pedro concorre como Lisa Crazy (foto), é contado também seus conflitos amorosos, capazes de serem revelados em lágrimas no próprio palco, em pleno show. A produção é de 2009.

Veja o filme Calhambeque completo (30 minutos):
Lembra aqueles filmes do cinema experimental dos anos 70, porém com uma edição bem contemporânea a nós, mais dinâmica e precisa. Alguns críticos de cinema separam os filmes entre de baixo orçamento a super produções. Mas, pra quem gosta de arte, pouco importa o veículo e até sua aparência, desde que toque em nossa percepção como algo interessante. E confesso que esta filmagem de 'baixo custo' rendeu muitos momentos de beleza cinematográfica. Claro, que dependendo do ponto de vista, é possível ver também coisas toscas, trash, amadoras... mas os vários momentos de grande esforço e acertos brilhantes, poderia este filme estar também em grandes festivais.

A proddução (2009) foi em parceria com a Luz e Câmera Escola Livre de Cinema, dirigido por Cristina Reis, que também dirigiu os atores. A direção de fotografia é de Cícero Venâncio, com as imagens captadas por Bruno Torato. O curta tem a participação de Kaká di Polli, um dos nomes mais famosos entre as drags,  fazendo a apresentadora do concurso. Tem também Salete Campari, outra figura lendária do GLS paulista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este comentário poderá ser publicado no novo site homemrg.com