17 de jan de 2014

Moda: estilo 'Leather Cowboy' em Milão

Homens do velho oeste

Na Semana de Moda de Milão 2014 (Milan Fashion Week), realizada de 11 a 14 de janeiro deste ano, com os desfiles de moda masculina, pelo menos duas grandes marcas mostraram que a última tendência é o estilo dos cowboys e motoqueiros leathers, com suas roupas de couro e diversos detalhes estratégicos para ambas as funções - a montaria, seja na moto ou no cavalo, e também... sexo!

No desfile outono / inverno Versace (Versace Men's Fall/Winter 2014-2015) uma nítida referência ao estilo Queer 80 esteve na passarela, incluindo o couro, rebites e tachas, luvas, correntes de bolso e detalhes dourados. Mixes de texturas e estampas, na levada do excesso de informação usual para quem gosta de se mostrar, como os rappers e mcs de funk ostentação, com seus correntões e pingentes pesados. Aqui, a ostentação é ainda mais sensual, revelando uma intenção erótica, muito parecida com a moda gay retrô.

Versace Men's Fall/Winter 2014 Full Show

Os motoqueiros ou cowboys de couro não são estes que visualizamos hoje, de imediato, com suas calças jeans, cinto com fivelões, camisa xadrez ou motoboy de delivery. Mas sim o visual eternizado na cultura gay como Leather e suas roupas de fetiche em couro preto.

Tanto para estes motoqueiros dos anos 80 quanto para os vaqueiros e peões de rodeio, em se tratando de iconografia gay ou homoerotismo, algumas peças do vestuário são indispensáveis, principalmente no fascínio pelo mundo das revistas antigas pornô e dos filmes vintage. Novamente, tenho que citar Tom of Finland, por ser o artista que mais bem representou este estilo "cuecão de couro" de ser, ou Macho Man (Village People), desta vez, sem bigode.

Do "traiado"(termo de rodeio para quem se veste, dos pés à cabeça, com roupa country legítima) às releituras modernas com a mesma informação de moda, o couro ou sintético são fundamentais: chapéu, luvas, cinto, botas, jaquetas, presilhas, e a tradicional chaparreira - nome para aquelas calças de couro (com ou sem franjas) usadas pelo peão por cima do jeans, como proteção para as pernas. Na pornografia, principalmente gay, estes acessórios fazem parte também das fantasias eróticas atreladas ao fetiche BDSM, com os protetores de pernas usados sem nada por baixo.

Com roupas para ruas escuras, pubs, inferninhos e guetos, a nova coleção masculina Versace traz gravatas estampadas e style inspirado no estereótipo gay vintage, com homens vestidos estrategicamente para seduzir e fazer sexo. Na coleção, as chaparreiras são usadas por cima de cuecas estampadas com desenhos tribais / indiano, evidenciando as partes do corpo masculino de maior interesse erótico: a mala e a bunda.

Além de calças e jaquetas, o couro também é utilizado em detalhes nos paletós, casacos, camisas e calças com aplicação decorativa. A estamparia indiana ou hippie, com desenhos de mandalas e 'tribais de henna' compõem com o couro sadomasô de forma surpreendente, inspiradas nas bandanas de motoqueiro.

Quem também aparece na campanha Versace Men Fashion 2014 é o ator, cantor e dançarino canadense Nolan Gerard Funk (foto), que participou da 4ª temporada da série Glee, e fez um belo ensaio sensual fotografado pela dupla Mert Alas & Marcus Piggott. Atualmente, Nolan Funk é considerado um dos gatos mais quentes entre as celebridades, e confirmou a sensualidade à flor da pele (ou do couro) da nova coleção da grife.

Outro desfile que veio com a mesma pegada foi a coleção Philipp Plein Men Fall / Winter 2014-2015, que teve até cavalo na passarela, com peões repaginados, desfilando e deixando um ar sexy no ar. Um dos modelos até dá uma boa pegada no saco para frisar bem do que se trata: couro e erotismo. Enquanto Versace iniciou o desfile com barulho de motos, Philipp Plein colocou dois cavalos de verdade no palco, e montados por cowboys.

Philipp Plein Men Fall/Winter 2014-15 FULL SHOW | Milan Men's Fashion Week

O mesmo clima de filmes como Parceiros da Noite (Cruising, 1980), com Al Pacino, onde a maneira de se vestir dos gays revelava também um código entre os 'entendidos' no assunto. Calças justas evidenciando o volume entre as pernas (além do traseiro), as botas com um salto um pouco mais alto e bico fino, com detalhes metálicos, lencinhos, correntes, peitão à mostra com suspensório estilizado em 'x', rasgos estratégicos, entre tantas outras produções de moda emblemáticas ao universo queer.

Veja mais fotos dos desfiles de Moda Masculina
Outono / Inverno Milão 2014:


Versace Men's Fall/Winter 2014-2015












Philipp Plein Men Fall / Winter 2014-2015






Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário ou envie sugestões, fotos e vídeos para homemrg@gmail.com