23 de mar. de 2013

Diferença entre Gay e Homossexual

♪... um é mais bonito, o outro elegante ♪♫

Os nomes tem a função de se referirem a alguma coisa. Alguns são tachados como rótulos de toda uma história, personalidade ou comportamento. Ou refletem um momento específico ou local. De início, podemos acreditar que as palavras Gay e Homossexual são sinônimos. Mas poderíamos também apresentá-las por outros aspectos, além do significado imediato.

Foto: Grace Kelly no auge do sucesso 'Atoron perigon!'.

Considerando a origem destas palavras adjetivas, 'Homossexual' seria relacionada ao sexo, sexo entre dois homens ou duas mulheres. Já a palavra 'Gay' faz conotação também com o comportamento, principalmente relacionada aos modos ou à moda - um jeito de ser, uma cultura.

Homossexualidade masculina ou homoafetividade entre homens? Novamente, a primeira lembra mais o ato sexual, sendo o termo 'afetividade' mais singelo, romântico e abrangente: lembra do antes e do depois do sexo, e não só o sexo). O mesmo ocorre com o vocabulário popular, com seus inúmeros apelidos e gírias locais e regionais para os homens gays: bicha, veado (viado), baitola, boiola, mona, entendido, gilete, chibungo... Cada termo com seu respectivo imaginário. Afinal, bicha e bichona são a mesma coisa?

Tipos de gays: semelhante ao visual masculino heterossexual (Pedro Bial e Jean Wyllys); semelhante a mulheres (Jorge Lafond); relacionado ao Fashion (Ricky Martin); ou à androgenia (Nasser do BBB 13).




Assim, Gay seria todo um estilo de vida, com roupas gays, músicas gays, lugares gays, etc. - Uma questão cultural. A imagem pode ser um arco-íris, com brilhos de glitter... O cheiro, bem perfumado, pronto pra a boate. Afeição aos detalhes relacionados com a moda e fama - grifes Divas... Por outro lado, os homossexuais nem sempre estão neste universo. Se Homossexual seria relacionado ao sexo, certamente podemos encontrar homossexuais de todos os tipos de personalidade e visual. Ou seja: nem todo homossexual é gay! Tem criança que já é toda gay (inclusive, gostando de Madonna) e não pode ser considerada um homossexual - ela ainda não faz sexo.

Veja o documentário Leve-me pra Sair,
O documentário traz uma série de depoimentos de adolescentes gays, sobre preconceitorelacionamentosexualidadehomofobia e a aceitação aos termos usados para definir um homossexual. Um dos pontos altos da discussão é sobre o termo ainda bastante usado: 'opção sexual' - como se cada gay escolhesse a vida sexual que desejam naturalmente. Aliás, um dos entrevistados levanta a questão: 'Acho que só os gays tem vida sexual, pois nunca vi ninguém perguntar um hetero da sua vida sexual'. Homem RG no Youtube

Isso é só uma brincadeira com os significados das palavras e as imagens e sensações que emanam delas. E estes sentidos modulam com o tempo, com as gírias da moda, do momento... Palavras que caem em desuso e outras que caem na boca do povo. Homossexualismo, por exemplo, agora é errado de se usar. O 'ismo' remete a patologias (doenças), recomendando-se falar 'homossexualidade', que se refere ao comportamento sexual - uma modalidade. O mesmo ocorreu com o abandono dos termos, hoje errôneos, 'pederastia' e 'invertido'.

4 comentários:

  1. amei esse video , galera blz. cabeça aberta, d++++++++++++++++++++++++++==

    ResponderExcluir
  2. Quem disse que Pedro Bial é gay? Foi casado umas 6 vezes, a última mulher nem faz muito tempo.

    ResponderExcluir
  3. Chibungo é ótimo.Minha irmã mais velha me chingava com este palavrão,eu achava mais engraçado que ofensivo.É claro que nem eu ou ela sabia o significado.Ela atirava no que via e acertava no que não via.

    ResponderExcluir
  4. isto e uma verdade que precisa ser dita para varias pessoas porque somos gente seres humanos como qualquer um valeu

    ResponderExcluir

Este comentário poderá ser publicado no novo site homemrg.com