23 de fev. de 2013

Culture Club

A New Wave

O Culture Club é uma das bandas New Romantic mais conhecidas do movimento New Wave da década de 80. Hoje, são vários os clássicos do pop mundial, lançados pela banda. Seus integrantes eram Boy George, o vocalista, e os músicos: Jon Moss, Roy Hay, Mikey Craig, John Suede e Sam Butcher. Os cinco álbuns foram lançados pelas gravadoras Virgin Records, Epic Records e EMI, com início de carreira no Reino Unido, em Londres.

O maior dos seus muitos hits é a música Karma Chameleon, de 1983. Tem também o raggae delicioso Do You Really Want to Hurt Me, de 1982, o primeiro grande sucesso da banda; e Time, 1982. No tempo que música romântica chamava-se música lenta, com hora certa pra tocar na discoteca, e os casais dançarem juntinho, Love Is Love, de 1984 era o hit mais tocado nos anos 80. A época também foi marcada pelas fitas K7 com gravações das vezes que as músicas tocavam na rádio. E as músicas da banda Culture Club foram as que mais tocavam. I'll Tumble 4 Ya, 1982; The War Song, 1984; Victims, 1983; Miss Me Blind, 1983; Church of the Poison Mind, 1983; It's a Miracle, 1983; Move Away; Mistake Number 3; I Just Wanna Be Loved, 1998; God Thank You Woman, 1986.

Álbuns: Kissing to Be Clever, 1982; Colour by Numbers, 1983; Waking Up with the House on Fire, 1984; 1986, From Luxury to Heartache; e em 1999, Don't Mind If I Do.

Nos shows e, principalmente em vídeo clipe, o visual da banda era o que mais chamava atenção na época, além da música tipo Jota Quest de hoje, que fazia todo mundo cantar 'facil'mente. Os figurinos eram sempre chamativos... Até aí, nenhuma novidade, em se tratando dos coloridos Anos 80. Mas o vocalista da banda se mostrava uma figura ambígua, corpo de homem, cabelos grandes e pintados, usando maquiagem feito uma mulher...'Será que é mulher?', 'ou será que é homem?'. Ainda o termo crossdresser não era muito popular, e sim 'andrógino'.   Fred G.

Veja a Lista de Reprodução com  os maiores sucessos de Culture Club,
além de um vídeo com a apresentação Ao Vivo da banda:


O Grupo

O cantor britânico Boy George e o baixista Michael Craig formaram em 1982 o grupo In Praise Of Lemmings, que mudou em seguida o nome para Sex Gang Children. O nome exótico rendeu-lhes a acusação de pedofilia, o que levou a troca do nome do grupo para Culture Club. Assinando com a gravadora Virgin, lançaram o primeiro single, White Boy, seguido por I’m Afraid Of Me, mas o sucesso veio realmente com Do You Really Want To Hurt Me. O primeiro álbum da banda, Kissing To Be Clever, tornou-se um grande sucesso.

O Culture Club foi um dos integrantes do movimento New Romantic ao lado de Duran Duran e Visage. No entanto, os conflitos entre os integrantes do grupo e os problemas de Boy George com drogas levaram à separação do grupo. Em 1986, Boy George é preso por porte de drogas, e o tecladista Michael Rudetski é encontrado morto por overdose de heroína na casa do vocalista. Depois, Boy George é internado em uma clínica para tratar sua dependência e retorna em 1987, iniciando sua carreira solo com o álbum Sold. A banda só voltaria a se reunir em 1998 para gravar o CD Greatest Hits no programa Storytellers, do canal a cabo americano VH1.

Em 1999, a banda se reuniu para gravar e lançar o CD Don't Mind If I Do, que contém a canção I Just Wanna Be Loved, e chegaram a realizar uma turnê na Inglaterra e nos Estados Unidos. Recentemente, Mikey Craig e Jon Moss decidiram reativar o Culture Club com novos membros. No lugar de Boy George e Roy Hay, o cantor de 29 anos Sam Butcher e Phil Pickett, tecladista que acompanhava a banda em suas turnês e escreveu algumas das músicas do grupo em sua formação original. Boy George foi chamado para este retorno, mas se recusou e chegou a criticar publicamente o novo vocalista que a banda escolheu para substituí-lo. Wikipédia.

Relacionados: pop rock music vintage anos 80 vestido de mulher banda gay drag queen travesti

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este comentário poderá ser publicado no novo site homemrg.com