7 de out. de 2013

RG: Mendigo Gato volta recuperado!

Antes e depois

Para quem não se lembra, o ex-modelo Rafael Nunes (1982) ficou conhecido ao ser fotografado quando era morador de rua, ganhando o apelido de Mendigo Gato de Curitiba e milhares de likes no Facebook.

Hoje, recuperado do vício nas drogas, Rafael namora, e estuda propostas para voltar ao ramo. O gato já fala até em fotos no exterior! - Famoso ele já é.

Veja mais fotos e vídeos:
Rafael Nunes, o mendigo gato

Na foto divulgada na internet, o rapaz aparecia em frente à Catedral Basílica de Curitiba, enrolado em um cobertor. Embora seja uma simples foto, Rafael mostrava que, mesmo nas condições de um andarilho, mantinha a elegância, estilo e beleza de modelo profissional. A manta no peito emoldurava seu rosto, de olhos verdes, covinha no queixo, cabeça raspada e barba por fazer, e o detalhe das luvas que fez furando a blusa de lã (sobreposta por outra, combinando as cores azul, rosa e cinza) acusou um estilo mais sofisticado do que de um mero mendigo - parece de editorial de moda.

A postagem da foto no Facebook, publicada há um ano atrás (outubro, 2012), dizia: "O MENDIGO Este rapaz chegou até mim nas ruas de Curitiba e me pediu para tirar uma foto dele e eu perguntei para que, ele respondeu: Para colocar na 'radio' quem sabe eu fico famoso :) ... Na 'radio' eu não posso por mais aqui no mural do meu Face sim, e ele será famoso entre meus amigos...". Dito e feito, a foto se tornou sensação nas redes sociais, através de uma turista fluminense que visitava a capital do Paraná.

Rafael era viciado em crack e vivia nas ruas. Ele havia sido modelo fotográfico quando mais jovem, e largou a carreira por causa das drogas (primeiro a maconha, depois o crack). Nesta época, ele só aparecia em casa de vez em quando, para pegar roupas e dizer que estava bem. Depois que ficou famoso, apareceu na TV (um prato cheio para os programas sensacionalistas), e uma clínica de recuperação de Araçoiaba da Serra (SP) ofereceu tratamento ao 'gato desperdiçado'.

Rafael Nunes passou quase dez meses internado. Com apenas três meses na clínica, já colecionava mimos de fãs. Um destes presentes foi um computador que ganhou da futura e atual namorada, a jornalista Clarissa Costa Couto, de 27 anos (foto). Teve alta no dia 10 de agosto e retornou para a casa dos pais em Colombo, na Grande Curitiba, indo depois para Niterói (RJ), onde mora Clarissa.

Segundo a mãe de Rafael para a Folha de São Paulo, o ex-mendigo e ainda gato tem sido sondado por agências para voltar a fotografar. No dia 23 de setembro, fechou um contrato com uma agência de modelos carioca e disse: "Essa é uma das grandes novidades da minha vida. Estou muito feliz em poder ter a chance de atuar como modelo novamente. É emocionante ver a aceitação das pessoas com relação à minha história e o interesse em ajudar", comentou o modelo. Ele revelou ainda que deve fazer fotos até fora do país.

Rafael Nunes em reportagem de TV quando era mendigo.
Disse também que o apelido de mendigo gato não o deixa constrangido. "Eu sei que eu me tornei um mendigo mesmo e até brinco com as pessoas que a minha beleza é estar limpo e longe das drogas", disse Rafael. Ele lembra que começou a se envolver com as drogas aos 14 anos e, atualmente, se considera curado. "O tratamento foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida. Hoje, não sinto falta das drogas e muito menos do álcool. Estou limpo e daqui para a frente vai ser assim", declarou.

Para Rafael, o apoio que recebeu foi primordial para o sucesso no tratamento. "Quando eu estava na clínica, eu recebia muito carinho das pessoas. Isso é bom. Me faz enxergar um lado da vida que eu nem imagina que existia antes", disse.

Apesar da repercussão nacional do seu caso, Rafael não espera fama nem dinheiro ao sair da clínica, de acordo com o que declarou para o G1. A única coisa que ele espera mesmo é servir de exemplo para muitas pessoas que passam pela mesma dificuldade em que se encontrava há sete meses atrás - “Eu não estou fazendo o tratamento pelos outros, mas por mim".

Além de retomar a profissão, Rafael pretende trabalhar com algum tipo de ação social na área de dependentes químicos. Para ele, um viciado não tem noção da necessidade de um tratamento. “Eu acho muito válido a internação involuntária, porque a pessoa realmente perde a noção, não tem discernimento para enxergar a sua própria situação”, defendeu o mendigo gato, que agora se diz ‘lúcido e limpo’ (mas não precisava tirar o gato, né?).

Foto: Rafael Nunes retornando recuperado para casa após internação. O tratamento ainda continua fora da clínica, com acompanhamento psicológico.

Veja alguns vídeos de reportagens sobre:
Rafael Nunes, o ex-mendigo de Curitiba

Entrevista com o mendigo bonito de Curitiba

Ex-mendigo modelo completa mais uma etapa do tratamento contra as drogas

Recuperado, Mendigo Gato volta para casa e reencontra a família

Mendigo "gato" volta pra casa, depois de 7 meses internado em clínica 

Mendigo gato dá força para mãe de viciado em crack


"Mendigo Gato" pede ajuda na TV

Veja também:
Em recuperação, mendigo gato reencontra fotógrafa
que mudou seu destino (Globo Repórter)

Mais fotos de Rafael Nunes:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este comentário poderá ser publicado no novo site homemrg.com