8 de out. de 2015

Arte: Ross Watson

Homens pintados

Conhecido internacionalmente pelo talento na arte contemporânea, porém, com cara de pintura acadêmica, o australiano Ross Watson (1962) expõe seus trabalhos, entre individuais e coletivas, desde 1984, com obras na The National Gallery of Australia, National Gallery of Victoria e na Toronto and Melbourne International Art Fairse, além de mais de 20 instituições, entre coleções de galerias, museus e também particulares, como dos famosos Elton John, Tina Arena, James J. O'Donnell e James D, Wolfensohn. Por ostentar o imaginário queer, sua arte vem reforçar ainda mais o belo e militante "orgulho gay".

Entre seus melhores trabalhos, Untitled # é um livro de arte que traz a nudez masculina de forma soft, porém, com bastante realismo e beleza. Alguns dos modelos também são famosos: Matthew Mitcham, Jake Shears (de The Scissor Sisters) e o pornstar Francois SagatClique abaixo para folhear o art book Unitled #:




As pinturas, aos moldes acadêmicos ou de figuras de ilustrações de enciclopédia, usam obras de Caravaggio Vermeer aos temas e imagens atuais, com sacadas especialmente criadas para a identificação homoerótica ou contemplação à beleza plástica da figura masculina e do imaginário homoafetivo. Uma mistura bem refinada entre o clássico representativo ou iconográfico e a releitura, ainda que quase idêntico, parecido ou cópia, mas com pormenores exclusivos e contemporâneos ao nosso tempo.

E por contrapor sua temática gay às regras e heroísmo de séculos passados, o debate formalista vai além, questionando especialmente os padrões impostos, seja com relação à diversidade de gênero, à homossexualidade masculina, gerando assim um trabalho de resistência gay bastante significativo. De resto, a observação anatômica e ao comportamento 'eletrônico' que vivemos na atualidade, também em contrapartida com a rígida estética acadêmica e de toda aquela época - contradições barrocas na arte contemporânea ou o presente em meio ao passado, em harmonia ou controverso aos olhos de quem vê.

Tendo conhecido Ross Watson por um bom tempo, e por ter sido um colecionador de sua arte, tive a oportunidade de visitar recentemente sua galeria, que reconfirmou a minha crença de que ele é um grande talento, onde nunca me canso de suas pinturas -. Ele é top no realismo contemporâneo. Sir Elton John


Galeria:
Ross Watson










Vídeos:
Ross Watson

Ross Watson on Painting the Male Nude


Limited Edition Prints at rosswatson.com

15 Year Gallery Anniversary Opening

Modelling for Ross Watson Nude Painting

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este comentário poderá ser publicado no novo site homemrg.com