29 de abr. de 2014

Exposição "Héros" de Pierre et Gilles

Heróis sensuais

A galeria Daniel Templon, situada em Paris, trás depois de quatro anos uma nova exposição individual de um dos nomes mais emblemáticos da arte homoerótica internacional: Pierre et Gilles - Héros, uma série de trabalhos inéditos da dupla de artistas com o tema herói. Foto: Narcisse - Matthieu Charneau

As obras estão em exposição de 10 de abril a 31 de maio deste ano, além da produção de um super catálogo, sendo este disponibilizado também na web (uma oportunidade para quem não pode ver ao vivo). Imperdível.

Pierre Commoy (1950) e Gilles Blanchard (1953), conhecidos no mundo todo por Pierre et Gilles, ficaram famosos, desde os anos 1980 com suas belas e coloridas fotografias retocadas com pintura. Um formado em Belas Artes e o outro em Fotografia, a dupla ou casal de artistas realizou diversos trabalhos importantes para celebridades como Boy George, do grupo Culture Club, Andy Warhol, Mick Jagger e Iggy Pop. Eles fizeram capas de disco, de revistas, produções de moda e, ao mesmo tempo, tinham seus trabalhos exibidos em galerias de arte.

De currículo mega extenso e uma obra gigantesca, Pierre et Gilles apresentam uma galeria de retratos na exposição Héros, a partir de figuras heroicas da mitologia antiga, como Aquiles e Prometeu, super-heróis da cultura popular e de ficção, entre outros mitos e lendas, incluindo o rei espartano Leónidas e até a Pomba Gira.

Além disso, é possível encontrar também uma série de heróis contemporâneos, como um jovem rebelde da Primavera Árabe e um casal feliz, ostentando características dos artistas e celebrando o casamento gay - certamente uma das principais marcas da dupla.

As fotografias pintadas à mão, além de serem peças únicas de arte, oferecem uma leitura totalmente original da tradição do retrato. "A estética combina o cósmico ao solene, cultura pop e de rua (urbana) com a história da arte, explorando os mistérios da representação e da ambiguidade do mito do herói" (texto adaptado da galeria).

A arte de Pierre et Gilles é povoada por seus amigos e familiares, anônimos e famosos (incluindo Zahia Dehar, Arielle Dombasle, Isabelle HuppertKarl Lagerfeld e Marc Jacobs), usando truques e acessórios, bem como um jogo complexo de luz e composição.

As fotografias são impressas em lona, sendo aplicada posterior e meticulosamente a pintura, criando assim um quadro totalmente original. Com esta técnica, eles vêm construindo uma iconografia contemporânea e extraordinária, já presente também no imaginário coletivo, principalmente do que diz respeito à cultura queer.

Le Désespéré - Olivier Theyskens

Os trabalhos de Pierre et Gilles tem sido o foco de várias exposições importantes, incluindo uma retrospectiva na Maison Européenne de la Photographie (1996), no New Museum, em Nova York (2000), no Museu de Arte Contemporânea de Xangai (2005) e no Jeu de Paume, em Paris (2007). Podemos também citar as mais recentes participações em mostras coletivas: em Masculin / Masculin (no Musée d'Orsay em Paris) e Les Aventures de la Vérité (na Fondation Maeght em Saint-Paul-de-Vence), em 2013. Depois de trabalhar com a Galerie Jérôme de Noirmont por 16 anos, a dupla faz parte agora, desde o ano passado, da Galerie Templon, onde expõe seus mais novos trabalhos agora em 2014.

Torero - Brice Farmer

Com a exposição, um belíssimo catálogo (com mais de 100 páginas) foi publicado para o delírio e sorte dos fãs, e está à venda na galeria Templon e livrarias, além de disponibilizado na íntegra também na internet. Para quem não pode estar em Paris e ver de perto os trabalhos fantásticos da dupla P&G, o catálogo digital possibilita ver todas as obras da exposição e até em zoom, para não perder nenhum detalhe. Como se não bastasse tudo isso, o livro ainda destaca as obras mais importantes da carreira dos artistas, biografia, junto com bastante texto e informação (em francês e inglês), inclusive sobre a temática e seus belos, sensuais e inusitados heróis.

Veja o catálogo completo:
Héros - Pierre & Gilles


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este comentário poderá ser publicado no novo site homemrg.com