19 de fev. de 2015

Música: Sam Smith

Divo

Considerado a voz do momento, o cantor inglês Sam Smith (1992) vem encantando os fãs da música pop, com seu registro de voz entre Michael Jackson e Tracy Chapman. Sam foi aluno da Youth Music Theatre UK, estrelando em 2007 na mesma produção Oh! Carol.  Recentemente, foi o maior vencedor no Grammy 2015, com 4 troféus: Canção e Gravação, por Stay With Me; Álbum Pop Vocal por In The Lonely Hour, e Revelação do Ano.

Sam Smith estudou canto e composição por vários anos com a vocalista e pianista de jazz Joanna Eden e, em maio de 2014, revelou ao público que era gay. Junto, uma outra polêmica aconteceu com a sua música Stay With Me, devido a semelhança com I Won't Back You Down, de Tom Petty. Contudo, em fevereiro deste ano, os cantores acertaram um acordo de coautoria.

Com apenas 22 anos de idade, ex faxineiro de banheiro de bar, Sam já realizou bastante coisa, incluindo um álbum e três singles Número Um nas paradas de sucesso. Entre as várias entrevistas que anda dando, sempre declara que Lady Gaga é sua maior inspiração. Segundo o ele, foi a cantora que deu forças para que o cantor continuasse no mundo da música. Suas contemporâneas Adele e Amy Winehouse também são descritas entre suas cantoras favoritas.

Sam Smith - Stay With Me (Live) ft. Mary J. Blige

Além de fazer um dueto (já um clássico) com a lenda do R&B Mary J. Blige, Sam Smith cita também a cantora Britney Spears como inspiração, ao comentar com o maior entusiamo de Blackout, álbum lançado por Britney em 2007. Christina Aguilera também é referência para o jovem cantor. Ele disse no red carpet do Grammy que havia escutado todo o álbum Stripped antes de ir para a premiação. Outras cantoras que o inglês disse gostar são Beyoncé, Mariah Carey, Chaka Khan e Whitney Houston - enfim, todas as divas das golden voices.

Aliás, sua versão de How Will I Know, de Whitney, que gerou uma série de homenagens, com vários vídeos de cover postados no Youtube, teve sua primeira exibição no episódio de Grey’s Anatomy, uma série médica norte-americana, exibida no horário nobre da ABC, já na sua 11ª temporada.

A paixão pelas vozes femininas foi explicada em entrevista ao The Boston Globe, onde Sam conta que sempre foi rodeado por mulheres fortes, desde o âmbito familiar, e que são as vozes femininas que realmente o emociona: "as vozes masculinas só não atingiram este ponto", disse ele, com certeza, não levando a própria voz em consideração.




Em resposta, as divas da pop music também coroaram Sam de elogios: a cantora Beyoncé disse que a voz dele é tão gostosa que parece manteiga, e Lady Gaga também declarou seu amor por Sam Smith. E a conversa não é só entre divindades da música atual. Sam conversa abertamente com seus fãs no Twitter - são 2 milhões de seguidores.

Uma outra curiosidade, o cantor é primo de terceiro grau da cantora Lily Allen e seu irmão Alfie Allen, que atua em Game of Thrones.

Sam Smith - I'm Not The Only One

A mesma paixão envolve sua música, que vai de poderosas canções arranjadas aos moldes das trilhas de cinema, da Disney, até suingadas jazzísticas cheias de soul. Embora no início de uma promissora carreira, já podemos seguramente incluir Sam Smith às grandes vozes internacionais do quilate de Elton JohnGeorge Michael e o gigante da atualidade Justin Timberlake.


Hits e sucessos

Sam Smith fez uma colaboração para Disclosure no single Latch, lançado em outubro de 2012, e alcançou a posição de Nª 11 na UK Singles Chart.

Em 2013, participou com Naughty Boy no single La La La. Lançado em maio de 2013, a música chegou à primeira colocação das paradas da Itália e do Reino Unido, mantendo-se entre as Top 10 na Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Irlanda, Noruega, Nova Zelândia e Suíça.

Seu EP (extended play) de estreia, Nirvana, foi lançado em outubro de 2013 e contém as faixas Safe with Me, Nirvana, I've Told You Now e uma versão acústica de Latch; a versão norte-americana, lançada em 2014. Contém ainda três faixas bônus: sua colaboração a Disclosure, com Nile Rodgers e James Napie na faixa Together, Money on My Mind e um remix de Nirvana feita por Harry Fraud. Safe With Me e Nirvana alcançaram as colocações de números 86 e 97 da UK Singles Chart.

Sam Smith - Money On My Mind


Capa de revista

Teen Vogue (novembro/2014):






Rolling Stone (fevereiro/2015)



V Magazine (edição anual comemorativa de música)




Em dezembro de 2013, Sam Smith recebeu indicações ao Critics' Choice Award do Brit Awards e o Sound of 2014 da BBC, sagrando-se como vencedor nas duas premiações. Em 2014, a emoção foi ainda maior, pois o cantor é também compositor de todas as músicas do álbum In the Lonely Hour.



Orgulho Gay

Em entrevista ao Fantástico (15/02/2015), Sam Smith, considerado um dos maiores sucessos da música nos EUA e na Europa (só os clipes de Safe With Me já somam 240 milhões de views), disse que canta desde seus 9 anos de idade, porém não sabia se cantava bem.

Foi se apresentando para a família e amigos, que a voz do momento passou a prestar mais atenção nos elogios que recebia, principalmente de outras pessoas que não eram da família ou amigos dos seus parentes, vislumbrando assim uma carreira como cantor.

Ainda criança, Sam gostava de cantar (coisas básicas como) Norah Jones, Frank Sinatra, Beyoncé, Britney Spears e imitava Britney. Com toda esta sinceridade e sem medo de ser 'feliz', Sam Smith se declara gay logo no seu lançamento no mercado fonográfico. Ele diz que vem sendo muito sincero com sua homossexualidade desde os seus 10 anos de idade, e que nunca escondeu por não querer que as pessoas ao menos imaginassem que estava mentindo. Pelo contrário, "eu tenho orgulho de ser gay", disse o novo astro pop. Ele ainda complementa, criticando de certa forma a própria postura da mídia com relação a isso: "Veja, por exemplo, Lady Gaga, Beyoncé, Katy Perry, elas nunca que tiveram que ficar falando nas entrevistas que são heterossexuais. Eu só quis ser tratado com igualdade, como qualquer outro".

Seja pelo fato de ser gay, pela aparência física ou pelo gosto em fazer o que bem entende, inclusive com o visual, o cantor é comparado também a outro ícone da cultura pop, o vocalista do Culture ClubBoy George (vendo assim seu semblante e visual cheio de estilo, com um impecável topete James Dean fashion, é realmente fácil de imaginá-lo no não menos belo e fantástico ambiente de Pierre Et Gilles).








Por outro lado, com relação à representação gay no show biz, muito vem a calhar com o que se faz necessário contra as leituras homofóbicas que temos ainda hoje como padrão. É muito bom se identificar, ter referências boas de um gênero, se assim podemos chamar, gerando a desmarginalização deste. Sam divertiu a plateia do Grammy ao dedicar seus quatro prêmios a "um amor impossível, que partiu seu coração".

"Eu escrevi as músicas sobre alguém ou algo que me pega de jeito, e tenho certeza que muita gente que escuta minhas músicas já passou por isso. Música é isso: é terapia." Ao comentar que já está trabalhando no seu novo álbum, o astro revela também que está louco para vir ao Brasil, e espera que seja ainda este ano.

O cantor se diz solteiro e que ainda não teve um relacionamento afetivo sério, talvez por se envolver com aqueles amores não correspondidos, platônicos, como ele mesmo expõe nas suas músicas. Diferente da maioria das pessoas, e não só as estrelas, Sam não se envaidece com a fama e não se vê dependente dela. Para o mais novo queridinho da música, em entrevista para The Fader, o importante é ser rico, porém em todos os sentidos, referindo-se à riqueza que existe nos diferentes lugares do mundo, nas diferentes culturas e, principalmente, nas pessoas.

Sam Smith - Stay With Me (VEVO LIFT Live): Brought To You By McDonald’s


Veja a tradução da música:

Stay With Me
Fique Comigo

Acho que é verdade
Não sou bom em casos de uma noite só
Mas eu ainda preciso de amor
Pois sou apenas um homem

Parece que essas noites
Nunca vão de acordo com os planos
Eu não quero que você vá embora
Pode pegar a minha mão?

Oh, por que você não fica comigo?
Pois você é tudo o que eu preciso
Isso não é amor, está bem claro
Mas amor, fique comigo

Por que estou tão emotivo?
Não, não dá pra ficar assim
Preciso de auto-controle
E lá no fundo eu sei que isso nuca funciona
Mas você pode deitar aqui comigo para que não doa

Oh, por que você não fica comigo?
Pois você é tudo o que eu preciso
Isso não é amor, está bem claro
Mas amor, fique comigo



Veja também Show Completo:
Sam Smith Ao Vivo

Sam Smith Live at AB - Ancienne Belgique


Lista de Vídeos:
Sam Smith

The Definitive Sam Smith Playlist

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este comentário poderá ser publicado no novo site homemrg.com