Imagens de santos católicos já foram usadas em campanhas LGBT (espalhadas nos postes da Avenida Paulista durante a Parada Gay de 2011), com o slogan 'Sem camisinha, nem santo te protege!'. Nem precisa dizer que os religiosos, principalmente os católicos, ficaram possessos com a suposta ridicularização de imagens santas e, consequentemente, da própria fé cristã. Mas a relação entre os deuses (ou santos) e a sexualidade é um assunto que vem desde muito antes do próprio cristianismo, porém nem sempre foi tabu.
São João Batista por Ronaldo Gutierrez |
Nas religiões africanas e antigas, o sexo era fortemente relacionado às divindades e às forças da natureza. Objetos e esculturas representativas do Falo (pênis) eram iconografias religiosas primitivas, significando a fertilidade e prosperidade. As vênus da Era Clássica também representavam as dádivas através de figuras femininas com o ventre avantajado. Nestes momentos da história, o santo ou deus não parece ser tão distante e tão pouco intangível, podendo até falar sobre sexo.
Eros por Pierre Et Gilles |
A dupla de artistas plásticos (fotógrafo e pintor) Pierre Et Gilles, famosa pelo trabalho na alta arte homoerótica, realizou diversas fotografias com motivos mitológicos ou cristãos. A técnica consiste em retocar fotografias com uma pintura detalhista, tornando a foto um retrato de um ambiente fantástico. Só no tema São Sebastião, a dupla criou várias versões. Além dos santos católicos, os artistas também retratavam as vastas histórias dos deuses da mitologia grega, mostrando que seus próprios mitos estão, muitas vezes, relacionados diretamente com a sexualidade (veja mais fotos no final da postagem).
Com uma estética parecida, o fotógrafo Ronaldo Gutierrez foi o autor das fotos polêmicas que ilustraram a campanha de camisinha. Ronaldo já havia desenvolvido o trabalho antes da campanha e, embora não seja católico, o fotógrafo diz ter estudado a Bíblia durante anos, fascinado com as histórias dos santos, e se inspirando nas imagens da Arte Sacra.
Cristo negro e sensual no videoclipe Like a Prayer (Madonna) |
Se é pecado, sacrilégio, blasfêmia ou simples desrespeito, saiba que nem sempre esta é a intenção. São apenas considerações sobre o óbvio lado sexy dos santos e deuses, assim como as musas e ninfas - tanto que chamamos alguém muito bonito (a) de deus ou deusa. Até porque os deuses são geralmente figuras humanas (se fomos feitos 'à imagem e semelhança de Deus'), parecidos conosco, meros mortais.
Quase todas as representações de Cristo são feitas com imagens de um homem lindo, magro e ainda de olhos azuis! Sem falar no principal ícone da crucificação, onde o mártir se apresenta praticamente nu. Imagine o efeito que esta imagem fazia nas pessoas quando não se via nunca ninguém pelado. Se fosse do tipo Shiva, com a pele azul, ou com os braços duplos, talvez não seria tão atraente. (Se bem que eu faria Shiva facilmente!).
>> Veja mais imagens de
Santos Católicos em fotografias sensuais
por Ronaldo Gutierrez:
São Sebastião por Pierre Et Gilles
Mais sobre
Pierre Et Gilles
Não sou católico, nem tão pouco tenho alguma religião, mas considero sim falta de respeito utilizar dessas imagens para realizar protestos. Pois isso agride e fere os sentimentos das pessoas q creem nessas santidades.
ResponderExcluirSei q vão falar q eles nos agridem bem mais com seus discursos de preconceito, porém não não sou do tipo q acredita q uma agressão é pretexto pra outra.
É minha opinião...
Concordo contigo.
Excluiradoro essa mistura sacra com erotismo adorei o texto o sexo sempre fez parte de tudo na civilização!
ResponderExcluir