19 de mar. de 2019

Dia do Homem?! Entenda!

Eles merecem!!

"Homem não precisa de um dia deles."

No Brasil, em 1992, foi escolhida a data de 15 de julho para se comemorar o Dia do Homem, por iniciativa da Ordem Nacional dos Escritores.

Segundo Edson Marques, a escolha de tal dia foi uma brincadeira com a data de aniversário da mãe de um dos membros presentes a um jantar da Ordem em São Paulo, no qual estavam presentes a escritora Mariazinha Congílio, o maestro Mário Albanese, o jornalista João Marcos Cicarelli, além do próprio escritor Edson Marques.

A partir de 1993 a Tertúlia Pensão Jundiaí, uma espécie de academia informal de escritores criada por Mariazinha, passou a celebrar o Dia do Homem, escolhendo uma personalidade a ser agraciada com o Troféu Moringa. O jantar e a entrega do prêmio são realizados no dia 20 de julho, data em que o primeiro homem pisou na lua.

Já o Dia Internacional do Homem é celebrado no dia 19 de novembro. As comemorações foram iniciadas em 1999 pelo Dr. Jerome Teelucksingh, em Trinidad e Tobago, apoiadas pela Organização das Nações Unidas (ONU) e vários grupos de defesa dos direitos masculinos da América do Norte, Europa, África e Ásia.

Uma data polêmica, considerada até desnecessária, segundo aqueles que a criticam, dizendo que "dia do homem é todo dia", comparando com o Dia da Mulher, por exemplo, com o objetivo de empoderamento, saúde e valorização das mulheres, que, por sua vez, sofrem com o machismo e sexismo todos os dias.

Polêmicas à parte e, talvez, falta de argumento que comprovasse a importância da criação do Dia do Homem, a diretora da Secretaria de Mulheres e Cultura de Paz da UNESCO, Ingeborg Breines, disse que a criação da data é "uma excelente ideia para equilibrar os gêneros".

Foram então que esclareceram melhor a ideia de homenagear os homens com uma data, sendo um dos objetivos principais a saúde dos homens (inclusive dos mais jovens), melhorar a relação entre gêneros, promover a igualdade entre gêneros e destacar papéis positivos de homens.


É uma ocasião em que homens se reúnem para celebrar suas conquistas e contribuições na comunidade, na família e no casamento, e na criação dos filhos. Confira abaixo:


Os 6 pilares do Dia Internacional do Homem

1- Promover papéis masculinos positivos, não apenas de estrelas do cinema, soldados ou esportes, mas de homens do dia-a-dia, cujas vidas são decentes e honestas;

2- Comemorar as contribuições masculinas positivas para a sociedade, comunidade, família, casamento, guarda de crianças e meio ambiente;

3- Focar na saúde e bem-estar do homem: social, emocional, físico e espiritual;

4- Eliminar a discriminação contra os homens e meninos; nas áreas de serviços sociais, nas atitudes e expectativas sociais, e no direito de ter sua identidade de gênero;

5- Melhorar as relações entre os gêneros e promover a igualdade de gêneros;

6- Criar um mundo mais seguro e melhor, onde as pessoas possam se sentir seguras e crescer para alcançar seu pleno potencial.


Os pioneiros da implantação desta data lembram que não há intenção de competir com o Dia Internacional da Mulher, mas o verdadeiro propósito é destacar as experiências masculinas. Conforme listado entre os seis pilares do Dia Internacional do Homem, este destaque se difere do que costumamos entender como sexismo ou machismo, que já valoriza o homem, porém, apenas no campo dito como "coisa de macho" e de maneira discriminatória, limitada.

E é justamente este machismo que promove o sofrimento de muitas mulheres, mas também de muitos homens, especialmente os mais jovens, ainda em formação de sua identidade de gênero. Se o padrão preconceituoso define "homem" como "másculo" (o que é isso?), viril, estritamente racional, insensível, objetivo, "tarado", prático e até grosseiro, aqueles que não possuem estas características, ainda que heterossexuais, acabam sofrendo discriminação por não serem esses "cabra macho de verdade".

O Dia do Homem tem interesse em promover a ideia de um homem livre de padrões, podendo ele ser também sensível, emocional e até efeminado, sendo gay ou não - aliás, o homem homossexual também não deixa de ser homem, a não ser que tenha como identidade de gênero o perfil feminino.


Especialmente no campo da saúde, outro aspecto valorizado no Dia do Homem, onde as pesquisas apontam que a maioria tem bastante resistência de ir ao médico, fazer exames periódicos e preventivos. Homens são geralmente avessos à assuntos relacionados à saúde, falar sério de sexualidade e, ainda hoje, muitos têm vergonha de comprar um simples preservativo na farmácia.

Parece que toda liberdade e libertinagem dadas aos homens, ao longo da história, atrapalhou a vida não só de quem não é homem, mas também dos próprios, justificando assim a importância desta data para o Dia do Homem, no intuito de desmistificar o tabu, preconceito, dúvidas e dificuldades inerentes ao sexo masculino. Quanto melhor este homem se entender e se cuidar (autoconhecimento), melhor pra todo mundo, inclusive eles.

Esta celebração, com nome de Dia do Homem, promove a ideia de que homem também pode ser objeto sensual ou sexual, submisso, interessado em moda / beleza, frágil, sensível, fraco, delicado, educado, fiel, amoroso, pai presente, entre tantas coisas vedadas, há séculos, a este homem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este comentário poderá ser publicado no novo site homemrg.com