O ucraniano / francês Nicholas Tolmachov (1993) produz ilustrações tão belas que podemos facilmente considerar entre as atualidades da Fine art. Com estética acadêmica, hiper-realista, tendo basicamente o homem como figura humana e temática central nas suas representações que, por sua vez, transcendem o realismo, com um subtexto riquíssimo em detalhes, sensações e simbolismos.
Nicholas estudou design gráfico em Kiev, capital da Ucrânia. Suas aquarelas impecáveis mostram com a mesma delicadeza da técnica uma mistura de épocas e realidades.
De Marquês de Sade, pierrot, golas, rufos e vestidos clássicos, a short de nylon, caveiras, alienígenas, óculos 3D e armas de fogo, estas na singela imagem de um anjinho ou no uso fálico da figura de um ganso. São retratos de figuras fantasiosas, por um lado, e intensamente realistas, por outro. A mistura está nos elementos visuais retratados, de origens diferentes mas com um delicado traço autoral, propondo contextos atemporais e confessionais. Ou híbridos entre o clássico, o erudito, o retrô, e as ideias e desejos do artista, representados em retratos, autorretratos ou 'desenho de modelo'.